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Dicas

Como usar bem a embreagem do meu caminhão, e garantir maior vida útil

Dicas para o controle de embreagem!

O controle de embreagem é uma das manobras que são cobradas no exame do Detran e muita gente tem medo de errá-la na hora do teste. Ela consiste em manter o carro parado em um aclive ou declive sem o uso dos freios. Parece estranho mas é isso mesmo. E muita gente tem medo dessa manobra. Você também falou sobre os freios na hora de parar o carro. Vamos colocar alguns pontos.

Sobre o controle, pode acontecer duas situações. Aclive ou declive. No aclive, o controle é feito com a primeira marcha e no declive com a ré. Neste momento você não pode deixar o seu pé soltar muito e nem pisar demais, mesmo que você perceba que o carro não está estabilizando. Muitas pessoas perdem o controle ao perceber que o carro está descendo ou subindo e então começam a pisar e a soltar a embreagem. Desse jeito o carro não para nunca e o exame vai pro brejo. Se perceber que o carro está descendo, solte levemente a embreagem, pouco mesmo, e então perceba se o carro está parando. Se estiver parando, pare de soltar a embreagem. Se o carro está subindo, você tem que pisar levemente na embreagem. A mesma coisa, se perceber que o carro está parando, pare de pisar e mantenha o pé nesta posição. Isso vale tanto para aclive ou declive.

Você sabia que é diferente frear com freios ABS?

Até 2014, todos os carros produzidos no Brasil deverão sair da fábrica com freios ABS - sigla em inglês para Anti-lock Braking System, ou sistema de freios antitravamento. O item de segurança funciona a partir de sensores que monitoram a velocidade das rodas, identificando quando alguma delas está prestes a travar e aliviando a pressão para evitar o bloqueio.

O controle eletrônico permite que o condutor mantenha o controle do veículo, ou seja, habilita o motorista a desviar do obstáculo. Sem o ABS, em uma freada busca, as rodas não obedecem e não é possível evitar a colisão. Em pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Automotivos (Cesvi), em 2007, mostrou que, com freio comum, a 70 quilômetros por hora, apenas 21% dos motoristas consegue desviar de um obstáculo, enquanto com o ABS o percentual sobe 81%. Além disso, o sistema antibloqueio faz com que o tempo de parada do carro seja menor.

MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE FREIOS

A perda de eficiência dos freios, pouca durabilidade das lonas, ruídos, vibrações e aumento da distância de frenagens são os principais resultados dos veículos de motoristas que não estão atentos a manutenção preventiva do componente.

Outras ocorrências pela falta de manutenção são o desgaste excessivo de lonas e tambores, superaquecimento do sistema, que também poderá danificar as molas, retentores, rolamentos e pneus.

As principais razões de perda de eficiência do sistema de freio são a falta de manutenção, utilização de lonas de freio de baixa qualidade, excesso de peso, ausência de regulagem dos freios, condução inadequada do equipamento e utilização excessiva do sistema de freios.

Dicas:

A cada troca de lonas, as molas de retorno e de retenção dos freios devem ser substituídas.

O motorista deve verificar se os patins estão empenados, e se há folga do radial, no sentido vertical, sendo que o máximo permitido é de 0,8mm. Para corrigir esta folga é necessário realizar a troca de buchas e se o problema persistir, o eixo expansor deverá ser substituído.

A folga do axial: folga no sentido horizontal tem seu máximo permitido de 1,5 mm e para corrigir é preciso acrescentar arruelas espaçadoras entre o anel elástico e o ajustador (catraca).

Itens que o motorista deve ficar atento:

Pressão pneumática do sistema;

Tempo de enchimento do reservatório de ar;

Se há vazamento de ar;

Excesso de água nos reservatórios pneumáticos;

Funcionamento das válvulas de freios;

Curso das câmaras de freios;

Desgaste das lonas e dos componentes de freios;

Se o veículo trava as rodas durante uma frenagem.

Caminhão em movimento

Não ande na "banguela", ou seja, em ponto morto. É mais econômico e seguro usar o freio motor, porque, quando acionado, evita a passagem de combustível, consumindo menos diesel do que em marcha lenta. Solte a embreagem com suavidade e não dirija com o pé sobre o pedal. O mau uso faz a embreagem trepidar e patinar, prejudicando o desempenho do motor. Mantenha a rotação do motor na faixa verde do conta-giros e troque de marcha sempre que houver necessidade. Quando o motor opera na faixa vermelha, o consumo aumenta muito e seu desgaste é maior. Não acelere entre a passagem de marchas porque é o mesmo que acelerar em ponto morto. Não traz nenhuma vantagem e só desperdiça combustível. Não ultrapasse o limite legal de velocidade máxima.

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